Muiraquimbó Orquestra, o mais novo grupo instrumental de Santarém.

No dia 01 de novembro de de 2014 foi realizada a primeira reunião geral, assim como o primeiro ensaio com a Muiraquimbó Orquestra. As propostas dos idealizadores do projeto foram apresentadas aos integrantes convidados e em seguida foi realizado o ensaio no espaço do Instituto CR - Centro de Artes da Amazônia, parceiro do projeto Muiraquimbó.
O repertório selecionado para o primeiro ensaio é voltado à cultura musical amazônica, pois a divulgação desta através da Muiraquimbó Orquestra é prioridade! O grupo é integrado por naipes de saxofone, trompete, trombone, percussão e cordas, similar (em parte) às formações clássicas de jazz band. No entanto, os tambores são priorizados pelo grupo e são peças fundamentais para que se possa sentir a sonoridade enraizada na Amazônia paraense, típica de rodas de Carimbó, Siriá, Marambiré entre outros estilos dessa região.

Na época em que vivemos sabemos o quanto é difícil trabalhar com música instrumental, ainda mais com um grupo formado por muitos músicos. Mas, graças à história e registros, sabe-se de outros grupos que também iniciaram suas jornadas e que hoje alcançaram muitos de seus objetivos, e isso motiva os músicos e parceiros do projeto Muiraquimbó a investir na cultura amazônica e tê-la como peça chave dentro do trabalho.

O primeiro passo foi dado, e os rumos horizontais que a Muiraquimbó Orquestra tomará dependerão desse primeiro passo, e isso provalvelmente os levará a bons caminhos.

Tópico: Muiraquimbó Orquestra, o mais novo grupo instrumental de Santarém.

elogio

Brilhante iniciativa!!! Deus os abençoe.Sucesso!!#

Elogio

Parabéns pela iniciativa; desejo muito sucesso ao grupo, pois nossa região necessita de divulgação dessa cultura musical rica e maravilhosa que tem, e de excelentes profissionais; como os integrantes deste grupo! Que Deus vos abençoe e ilumine sempre nesta caminhada!

elogio

Boa sorte mano vc merece
toque o barco


Novo comentário