Chris Hunter: um verdadeiro exemplo de dedicação ao estudo do saxofone

Em outra matéria (clique aqui) foi abordado a respeito do fraseado e criatividade musical do saxofonista britânico Chris Hunter. Neste texto o enfoque será dado a outros aspectos técnicos e particulares desse músico incrível!

Chris Hunter é um ser humano extremamente capacitado tecnicamente em sua profissão. Numa breve associação terminológica à neurociência, seus circuitos e conexões neurais foram expandidos em muitas vias, ou seja, devido sua dedicação ao estudo do instrumento ele tem acesso imediato a diversas informações técnicas muito complexas. Não somente isso, Hunter consegue interpolar com maestria sua extrema habilidade intelectual com um empirismo notável! Ele pode ser considerado um verdadeiro perito na chamada “Inteligência Musical”, defendida por Richard Gardner. No entanto, sua sabedoria vai muito além da própria música, pois quando toca quaisquer de seus instrumentos, quer seja saxofone ou flauta transmite sensações complexas de decifrar e líricas para se ouvir e sentir, emanando assim energias muito contagiantes e potentes.

Saxofonista Chris Hunter

Numa abordagem mais profunda e parcialmente filosófica com relação à técnica, o saxofone, ao contrário do que alguns podem pensar, não é um instrumento que se dome facilmente e às pressas. É necessário que seja dedicado muito tempo de prática teórica e, principalmente mecânica - durante o período vitalício, ou seja, do início ao fim da vida física do músico. No parágrafo a seguir você poderá averiguar e entender um pouco melhor ao que me refiro.

 Vocal Fanfare, uma obra prima da música!

Chris Hunter Sax Meditation

Muitos saxofonistas se especializam em áreas de atuação específicas, como a performance; alguns com maior e outros com menor intensidade de dedicação temporal. No caso de Chris Hunter e notório e nítido que dedicou muitas de suas horas semanais à pesquisa complementar à música, pois em seus solos ouvem-se elementos que podem até mesmo ser considerados “exóticos” por alguns. Por exemplo, na música “Vocal Fanfare” (ouça nessa página) do disco Early Days há a incrível combinação elementar entre o timbre do saxofone alto de Chris Hunter em uníssono a um vocal estupendo interpretado em forma de scat por sua primeira esposa, Jacki Benar. Além de ser um tema muito “sinistro” em caráter estético auditivo, Vocal Fanfare leva o ouvinte a viajar por sobre ou mesmo sob um universo metafórico diferente em que o intervalo de trítono e os cromáticos são amplamente explorados pela linha de condução harmônica do baixo e pelos próprios solos de Chris Hunter. Isso pode até parecer uma descontração (e em parte é), mas algumas passagens de notas em forma de "cascata cromática" do tema Vocal Fanfare elevam a autoestima de qualquer saxofonista que não esteja muito satisfeito com sua técnica. Em suma, Vocal Fanfare é uma obra prima, onde muitas sensações são despertadas em que a aprecia - aberto a novas experiências de apreciação estética.

Incluindo o disco Early Days, que contém a faixa Vocal Fanfare, Chris Hunter lançou no mercado um total de 11 discos (até o ano de 2015) e imprimiu nestes traços de sua personalidade que inspiram não somente aos saxofonistas, mas a todos os que apreciam a música instrumental em essência e técnica. Em algumas faixas de seus discos é possível sentir a pulsação enérgica do bebop e citações melódicas que aludem de Charlie Parker a Michael Brecker. Hunter descreve em seu site que, quando mais jovem almejava ingressar na cena musical norte-americana e, por conta de sua dedicação ao saxofone foi “descoberto” por grandes músicos e produtores e ingressado no mercado mundial da música instrumental.

Chris Hunter é hoje um dos maiores representantes do saxofone do Universo e tem um espaço merecido na mente de muitos músicos e apreciadores que buscam inspiração para tocar um instrumento e para viver melhor neste mundo.

Saxofonista britânico Chris Hunter

Imagens gentilmente cedidas pelo fotógrafo Hunter Peress

Um informe importante!
Chris Hunter estará no Brasil no mês de agosto deste ano e em breve serão divulgadas mais notícias a respeito.

Tópico: Chris Hunter: um verdadeiro exemplo de dedicação ao estudo do saxofone

Chris Hunter

Excelente! Como apreciadora da música instrumental é notório o grandioso músico saxofonista que Chris Hunter é, e a sua enorme experiência e talento que influencia gerações.
Parabéns Junior Castro, excelente artigo. Sucesso!

músico Chris Hunter

Genial!!!!!. . Muito bom cara!
Realmente Chris Hunter é um ser fora do comum. Ele vasculha a mente humana e encontra através da sua capacidade intelectual chamar a atenção para algo fantástico pouco conhecido e tão pouco explorado por muitos no mundo música

Re:músico Chris Hunter

Vitor, meu amigo!
Fico muito feliz com o seu comentário e concordo com você. Chris Hunter é realmente um "caçador" de frases no saxofone, tem um som exuberante e cheio de harmônicos, além de inúmeras qualidades técnicas. Tudo isso é fruto de sua prática e dedicação a esse instrumento maravilhoso, o saxofone.

Novo comentário

 

Conheça o trabalho do autor desta matéria. Curta sua págia!