Gravação do 1º disco oficial da OBA - Orquestra de Beiradão do Amazonas

Baseado numa entrevista feita com o saxofonista, compositor, arranjador e maestro Ênio Prieto, compartilho aqui no blog uma matéria a respeito de um dos grupos de música instrumental malis representativos da região norte do Brasil, a OBA – Orquestra de Beiradão do Amazonas.

De modo similar à Muiraquimbó Orquestra, a OBA é um grupo orquestral do estado do Amazonas que está ativo desde o ano de 2013 e que conta com a regência e direção musical de Ênio Prieto, o qual tem se dedicado veementemente à pesquisa voltada ao regionalismo amazônico e que também traz influências de outros estilos musicais para o trabalho realizado com sua orquestra.  

Maestro Ênio Prieto

Gravação do CD

Orquestra de Beiradão do Amazonas

O primeiro disco oficial da OBA começou a ser gravado no mês de março de 2015 no estúdio Jota Music e foi um projeto comtemplado pelo PROART do Estado do Amazonas, num processo de dois anos de existência do grupo. De acordo com Ênio “esses dois anos ajudaram na escolha do repertório e a se familiarizar com as músicas”, pois, tendo uma nova proposta musical, o grupo precisava realmente de tempo para poder acumular experiência para então iniciar os procedimentos de gravação do trabalho. O repertório conta com dez músicas, sendo que a maioria é trabalho autoral, principalmente de Ênio Prieto, Italo Jimenez e de outros compositores do Amazonas.

Além de composições inéditas, o disco também conta com a participação de vários músicos, amazonenses e de outros estados brasileiros  Dentre os músicos que participaram do trabalho estão Ziza Padilha, músico e produtor cultural de extrema competência residente em Belém e que realiza um trabalho magnífico com a orquestra Zarabatana Jazz e que trouxe uma “roupagem” inovadora ao trabalho da OBA. Também participam do trabalho músicos da Spok Frevo Orquestra, como Fabinho Costa, Gilmar Black e o próprio maestro e saxofonista Spok, um músico de alta competência que é reconhecido mundialmente por seu trabalho como músico e ativista pela música tradicional do Pernambuco, o frevo. Segundo Ênio, “Teixeira de Manaus tocou muito no nordeste e músicos como Giba e Spok foram influenciados por Teixeira de Manaus”, que é um dos grandes inspiradores do projeto OBA.

A mixagem do disco está sendo realizada por Stephan Hitzelberger, na cidade de Recife, e o trabalho está ficando formidável! Nesse sentido, Ênio diz que “o trabalho está sendo realizado com carinho, cada detalhe está sendo trabalhado com cautela e a gravação do disco da OBA está sendo um sonho realizado, e, além disso, é um registro da música instrumental realizada na Amazônia”, ou seja, - um documento e um registro importante da cultura amazônica realizado por músicos amazônidas e convidados de outras regiões.

Em breve o primeiro disco da OBA será lançado e com toda a certeza será um trabalho de muito sucesso, no Brasil e no mundo!

Lista de intergrantes da Orquestra de Beiradão do Amazonas
Nome Instrumento
Ênio Prieto  Sax Alto 
Italo Jimenez  Sax Alto
Aécio Bezerra Sax Tenor
Jonaci Barros  Sax Barítono
Agildo Barbosa  Trompete
Tenorio Pimentel  Trompete
Alexandre Oliveira  Trombone
Jandeilson dos Santos  Trombone Baixo
Aldenor Honorato  Guitarra
Sérvio Tulio  Contrabaixo
Airton Silva  Bateria
LeonardoPimentel Percussão

Curta a página da OBA no Facebook: www.facebook.com/OrquestraDeBeiradaoDoAmazonas?fref=nf

Tópico: Gravação do 1º disco oficial da OBA - Orquestra de Beiradão do Amazonas

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário

 

Conheça o trabalho do autor desta matéria. Curta sua página!