Sax & Metais: uma revista que deixa saudades

Revistas Sax & Metais

Sax & Metais foi uma revista física publicada pela Música & Mercado Editorial e esteve em circulação no Brasil entre os anos de 2006 e 2010. Foi uma revista de longo alcance em todo o país, mas que infelizmente, por diversos motivos, deixou de circular nas bancas de jornais e revistas brasileiras.

Apesar do nome (Sax & Metais), a revista não abordava somente a respeito do saxofone, mas abria espaço para a divulgação de conteúdos e matérias muito bem elaboradas a respeito dos demais instrumentos de sopro da família das madeiras e dos metais. A cada edição da revista eram trazidas matérias que deixavam o leitor entusiasmado com as “lives”, entrevistas, dicas (workshops), análises de instrumentos dentre outros conteúdos informativos importantes para os músicos de sopro. Na aba de entrevistas, era possível conhecer um pouco mais sobre a vida, curiosidades e rotina de prática de músicos que exerciam grande influência na vida de instrumentistas de sopro do Brasil e do mundo, e muitas vezes só era possível encontrar informações detalhadas desses músicos através de uma revista como a Sax & Metais.

Na época em que a Sax & Metais circulava, a rede social “Orkut” estava em alta, e, paralelamente à revista, os leitores e curiosos participavam ativamente de debates por meio dos fóruns da comunidade online “Sax & Metais”. Você ainda pode acessar o conteúdo da comunidade online através desse link.

Ao escrever este texto o sentimento de nostalgia toma conta de mim, pois aprendi muito lendo a revista Sax & Metais, ainda mais porque, na época, eu morava numa região onde as informações sobre o saxofone não chegavam com tanta facilidade. Tenho certeza que essa revista, mesmo com o pouco tempo de existência no mercado, ajudou a muitos músicos de sopro brasileiros que, assim como eu, aguardavam ansiosos a sua chegada nas bancas de jornais e revistas ou em suas casas, se fossem assinantes. 

A Sax & Metais deixa saudades nas mentes daqueles que a liam com mais frequência e a tinham como uma de suas fontes de pesquisa, numa época em que as informações sobre o saxofone não eram tão difundidas na internet como são hoje. Esperamos que um dia os músicos de sopro do Brasil sejam novamente presenteados com um produto de tão alta qualidade como foi a “saudosa” revista Sax & Metais.

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!