Sobre o Marambiré

A cultura é uma das heranças mais preciosas que o ser humano pode ter, por meio dela pode conhecer e desenvolver informações construídas e repassadas por seus antepassados de geração a geração. Podendo ainda criar novas informações tendo como base tais conhecimentos e assim contribuir com as gerações futuras.

Na música podemos destacar vários estilos musicais que foram tradicionalmente repassados para as novas gerações de músicos, mais especificamente na região norte encontramos por exemplo: Carimbó, Curimbó, Marambiré, Lambada, Lundu, Beiradão e outros. Dentre estes, o Marambiré é um dos estilos que são pouco divulgados, e são encontrados poucos materiais para pesquisa sobre ele. Por estes motivos destacamos algumas das principais informações sobre ele:

Alguns estilos musicais paraenses estão ligados diretamente às festas religiosas e assim também o Marambiré, que mistura dança, música e alguns rituais. Devido à falta de pesquisas científicas voltadas para essa manifestação cultural, o local de sua origem não é totalmente tido como certo, pois há alguns locais em que já foi observada essa manifestação acontecendo, como Alenquer-Pará, Santarém-Pará e Santarém Novo-Pará. Em Alenquer, acontece em uma comunidade quilombola, na qual escravos se refugiaram e a constituíram, reunindo suas informações culturais. Contudo, esse estilo chegou até a Vila de Alter-do-Chão em Santarém-Pará, sofrendo pequenas alterações que não deixaram de caracterizá-lo.

Mesmo com tantas ferramentas tecnológicas que temos hoje, é difícil de encontrar registros audiovisuais sobre esse estilo musical, encontramos com mais facilidade a música mais conhecida desse estilo que possui o mesmo nome: Marambiré-autoria de Luciano Lopes dos Santos, esta música possui as características do Marambiré feito em Alter-do-Chão. As músicas feitas no Pacoval em Alenquer são mais difíceis de encontrar, podendo encontrar mais facilmente letras e as informações sobre elas.

Entretanto há vários artistas que realizam pesquisas sobre esse estilo musical e gravam alguns materiais, porém não chegam a ser divulgados em grande escala, sendo apenas conhecidos em suas regiões.

Abaixo segue alguns links úteis:

https://alenqueremos.com.br/folclore.php

https://www.alenqueremos.com.br/marambire2.php

https://www.cpisp.org.br/comunidades/musicas/Rainha%20de%20Congo.mp3

Nos links acima, podem ser encontradas informações e letras do Marambiré feito no Pacoval de Alenquer e a canção Rainha de Congo.

https://palcomp3.com/juniorcastrosax/marambire

No link acima, pode ser encontrada o áudio da música: Marambiré, feita em Alter-do-Chão.

https://juniorcastrosax.webnode.com/educa%C3%A7%C3%A3o-musical2/

Neste link pode-se encontrar informações sobre Música da Região Norte.

Tópico: Sobre o Marambiré.

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário